quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Do Sado

Os números enganam um pouco, mas no essencial a vitória do Porto é justa, importante e repõe as contas em dia numa liga que, claramente, tem duas equipas acima de todas as outras, terminando ambas sem derrotas a primeira volta.
Os números de ontem enganam porque nem o Porto merecia três golos, nem o Setúbal merecia duas expulsões... merecia três ou quatro (embora facilmente admita que a expulsão por simulação não faça muito sentido). O Vitória passou o jogo todo a dar porrada e há três entradas claras para vermelho, uma sobre Alex Sandro, outra sobre Varela e uma sobre Moutinho. José Mota bem pode assobiar para o lado mas o carapuço serve-lhe na perfeição.


Agora, também é certo que o Porto não jogou o suficiente para merecer vencer por três. Curiosamente até entrou, uma vez mais, bem no jogo. Marcou cedo e poderia ter feito o segundo logo a seguir. Mas dois ataques perigosos de Meyong pareceram abalar a equipa e até ao meio da segunda parte, o meio campo do Porto teve muitas dificuldades. Primeiro porque Moutinho não foi o Moutinho habitual, Defour andou sempre longe da bola na posição 6 e Lucho, muito desapoiado não tinha o passe acertado. Na frente, Kelvin perdeu mais uma oportunidade para mostrar serviço, foi alvo de marcação cerrada, especialmente pelo defesa esquerdo que fez umas 10 faltas, mas isso por si só não justifica. Varela também não esteve muito feliz, esforçado mas a escorregar ainda mais vezes que o habitual. Jackson fez dois golos e lutou do início ao fim, a quase certa vinda de Liedson não parece afetar-lhe e ainda bem.
O banco de ontem era pobre e apenas realço o regresso de Maicon. Sebá e Castro nada de muito diferente trouxeram ao jogo.

Como já disse, o balanço da primeira volta é positivo. Três empates não belisca em nada o percurso. Está visto que a corrida é a dois e que deverá jogar-se por muito pouco.
O Porto, com Izmaylov e o provável Liedson, o regresso de Maicon e Atsu (este mais tarde), terá mais opções para esta segunda parte da época. Haverá Champions e Liga ao rubro, a margem de erro é pequena e VP terá aí a sua prova de fogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário