segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Do estilo

A vitória sobre o Paços foi a 8ª em outros tantos jogos em casa para a Liga. É sabido da importância dos pontos em casa na conquista de um campeonato e este Porto não tem perdoado.
Mais, a vitória foi mais que merecida e VP com as declarações na conferência de imprensa (bem mais importantes que as do clássico) definiu bem o que pretende e o que gosta. A partir de agora não existem mais dúvidas.
O Porto terá feito os primeiros 10/15 minutos mais interessantes da época, apenas faltando o golo. Mais do que a atitude, foi o acerto e velocidade colocados em prática que apreciei. Faltou o acerto. Passado esse período o Paços também cerrou um pouco mais os dentes e, apesar do controlo do jogo, apenas cedido numa jogada perto do intervalo, o Porto abrandou e entrou no ritmo pastelento que tenho criticado mas que VP ostenta como sendo estilo próprio de uma equipa paciente e equilibrada acima de tudo o resto. Não é o futebol que eu gosto, acho-o aborrecido e eventualmente perigoso, mas é o futebol que o treinador implementou e que tem dado os seus frutos, verdes ainda é certo, mas a colheita mais a sério não tarda, e aí se verá se é ano Vintage ou não.


Como disse, o Paços, 4º classificado parecia equipa de manutenção, há mérito do Porto sim, mas cada vez mais as equipas encolhem-se para lá do razoável, sobretudo mantendo as estratégias quando já perdem. Individualmente vou apenas referir-me a alguns. Primeiro Danilo porque é o jogador que menos gosto neste momento. É um pouco mania minha e por isso, espero que não hajam comentários fora de propósito, a ver se me explico: acho que Danilo tem de mostrar muito mais do que tem feito até aqui. Defour fez um bom jogo, mostrando que é um jogador que VP não poderá descartar; Lucho apesar de não estar com o acerto nos pés a 100%, tem feito quilómetros e quilómetros; Varela também a mim não me pareceu bem, mas o trabalho que fez teve a sua importância; Izmaylov fez um bom golo embora repita o que escrevi na semana passada: parece-me preso por arames, espero que seja mesmo só condição física.


Quarta-feira acerta-se calendário, jogo muito importante sem margem para erro.

Sem comentários:

Enviar um comentário