domingo, 20 de janeiro de 2013

Já marca!


Depois de ter marcado 4 vezes ao FCP, Marat Izmaylov estreou-se esta noite a marcar com a camisola do nosso clube.

Objetivamente, é uma mudança positiva. Se não o podes vencer, faz com que ele se junte a nós com um contrato de dois anos e meio.

Confesso que não sou grande entusiasta desta contratação/troca, pois tenho sérias dúvidas sobre a condição física do rapaz, agora com 30 anos. Porém, ele próprio garante que não está habituado "a jogar a este ritmo" e o treinador (?) assegura que ele vem "com o estigma de ter de fazer grandes coisas".

Veremos, benefício da dúvida concedido, quanto mais não seja por achar que há, de facto, algo de especial no talento deste russo. E que nós precisamos desesperadamente de soluções para o meio-campo, com capacidade de entrar de caras na equipa..

Sobre o jogo, ganhámos bem, sem James, sem avançado suplente, sem Varela, com um Defour que me agrada cada vez mais, com um Mangala que se impõe, mas acima de tudo com uma atitude inicial que, apesar de não ter rendido golos na primeira parte, pôs o atrevido Paços em sentido, com o FCP a dizer alto e bom som: "Tonight, we mean business".

E é nesta atitude que residirá, em minha opinião, a nossa capacidade de ganhar este campeonato.

Contratar um ponta-de-lança e um extremo darão a ajuda que falta.


Ao Filipe a análise mais técnica do jogo.

4 comentários:

  1. "Sem Varela"? Jogou e, na minha modesta opinião, jogou bastante bem.

    ResponderEliminar
  2. Para mim, nesta fase em que tanto precisamos dele, esteve muito aquém do Varela que tanto aprecio.

    Ou, como diz o Jorge no Porta 19, "Varela. Fraquinho, mais uma vez. Numa altura em que tem pouca pressão pela ausência de quarenta extremos do nosso plantel, nem a presença de Izmaylov que não o é, Sebá e Kelvin que ainda não o são e Defour que nunca o será, nenhum destes parece fazer mossa em Varela, que insiste em jogar a um nível que não lhe chegava sequer para ser suplente do suplente do Capucho. Suplente do suplente. Yeah, you heard me. Fez um jogo agradável na Luz, lutou, espeneou, foi guerreiro. Hoje voltou a não jogar um mínimo para se manter em campo até ao intervalo, quanto mais até ao fim do jogo." Um Baroni.

    ResponderEliminar
  3. Ao Varela acontece aquilo que de quando em vez aparece como fenómeno inexplicável nas maiores equipas europeias - jogadores que já não correspondem ao que se esperava deles mas que por obra do acaso, ano após ano, vão mantendo a sua posição e até acabam o ano mais vezes como titulares do que como suplentes.
    Chegados ao Verão, mais uma vez se dirá que é um dos dispensáveis, um dos não absolutos e provavelmente como em anos anteriores começará a época seguinte no banco e paulatinamente, sem grande justificação para além do facto de " estar em condições i.e. sem lesões" abraçará a titularidade e acabará miraculosamente muitos jogos.

    ResponderEliminar
  4. Acho um pouco injusto a análise, embora perceba o tom. o Varela tem sido o que dele se espera. É um jogador de altos e baixos mas que tem do seu lado a entrega e o profissionalismo. Só isso justifica que esteja num plantel como o do Porto. as equipas não podem ser apenas Hulks e James. Varela é competente e feitas as contas ao final de cada época contribui com alguns golos e assistências. O fato de ser titular muitas vezes julgo que tem que ver com as opções do momento no grupo que não abundam. se repararmos ele é normalmente o primeiro a ser substituido ou a 2perder o lugar". Se o recupera é porque nenhum outro se impõe em definitivo em vez dele. Neste momento não estará num momento alto, mas já o vi bem pior.

    ResponderEliminar