segunda-feira, 4 de março de 2013

Das oportunidades

O problema neste momento não é propriamente o empate em Alvalade. O problema, para já, foi o empate em casa com o Olhanense. Empatar em Alvalade, estando o Sporting em frangalhos ou não, é um resultado dentro da história e, para não nos alongarmos muito, os clássicos são sempre clássicos. Não é preciso recordar clássicos passados para provar que o momento das equipas conta menos que noutros jogos.
Em Alvalade o Porto foi melhor equipa mas faltou de facto mais genica na frente. Não esquecer que mesmo com a oportunidade do Ricky, o Porto criou jogadas de golo que se não fosse o Patrício tudo estaria igual. Mas é verdade que não estão. E o problema maior é que o rival não desperdiçou a oportunidade de se isolar, coisa que nós desperdiçámos há semanas atrás. Por outro lado, ai da falta jogar muito e não me refiro apenas ao jogo no Dragão com  o Benfica. Acho até que até lá tudo estará resolvido. Sendo realista é justo dizer que a margem do Porto é menor. Assim seja. As críticas a VP entendo-as como as entendo a qualquer treinador, outro assunto é um certo ruído de querer já uma mudança ou um "bem te avisei". VP tem os méritos que tiver e os defeitos que tem. Já aqui escrevemos muito sobre o assunto. Nem tudo pode ser analisado ao sabor do gosto nem dos resultados em si. Mas a escolher, escolho os resultados, que até ver não são maus. Não digo com isto que estou satisfeito ou que me satisfaça o que foi conquistado até agora. Mas há que dizer que há muito a conquistar ainda e isso é o mais importante. Este Porto é o de VP, para o bem e para o mal, resta-nos esperar que seja para o bem, porque, se por um lado, já vimos coisas más, é também verdade que já vimos coisas muito boas.
Uma palavra para o Benfica. Aos soluços ou não, com aquela "onda" histórica que já sabemos, é uma equipa que está a ganhar, e eu não acredito que se ganhe tantas vezes sem mérito. Digo isto não porque fica bem mas por ser verdade. Dois pontos separam duas equipas que ainda não perderam na Liga. O Porto empatou 5 jogos, três frente aos rivais de Lisboa.
A procissão não vai no adro mas ainda há capelinhas a visitar.



ps- Danilo é um jogadorzito, digo-o desde o início. Que eu esteja enganado por favor.

2 comentários:

  1. Caríssimo:

    Um comentário de um benfiquista.

    O problema é que o campeonato português é, cada vez mais, fraquíssimo; vive do FCP, últimamente do SLB, e pouco mais; a campanha d FCP - ou do SLB - é, tomada isoladamente, fantástica; só no nosso campeonato estar à 21ª jornada com 8 ou 10 pontos perdidos - e sem derrotas - não dão para estar isoladíssimos. Com isto pagamos nos jogos europeus, onde quaqluer equipa de 2ª linha dos bons campeonatos chegam para nós ( e espero enganar-me redondamente com o Málaga e o Bordeaux)

    Saudações desportivas

    Alberto de Carteado Malheiro

    ResponderEliminar
  2. Caro All Those years...

    discordo um pouco. Não temos de facto uma liga fantástica, mas aqui ao lado por exemplo, a luta nos últimos anos também tem sido apenas a dois, na ilha Britânica a coisa acaba também por ser a dois. No fundo acho que Porto e Benfica (mais o Porto conevenhamos, pelo menos pela história recente), atingiram um patamar bastante forte com armas para lutar, ainda assim, cara a cara com as grandes equipas da europa tirando duas ou três excepções (que são excepção para todos os outros também). A Liga tem defeitos mas é dura e a prova está num honroso 5º lugar de ranking, apenas atrás dos países tubarões.
    Quanto a Málaga e Bordeaux, é bom não esquecer que o Porto já fez metade de grande qualidade e que o Benfica é bem mais equipa que os franceses. Agora, falamos num dos casos dos oitavos da Champions (isso diz tudo) e de uns oitavos da Liga europa (que diz também bastante).
    Acho que o nosso futebol já esteve bem pior...

    saudações.

    ResponderEliminar