quinta-feira, 22 de março de 2012

10 razões para ter um pouco mais de paciência com o homem




Olá a todos! Estreio-me neste espaço graças ao amável convite do Zero, e começo com uma declaração que provavelmente fará com que eu seja expulso já a seguir:

Talvez o Vítor Pereira não seja assim tão mau.

Enfim, não me interpretem de uma maneira errada; acho que o indivíduo de facto será um bocado medíocre, que seria um bom treinador para o Santa Clara mas talvez não para o FCP. 

Contudo, não creio que o fulano seja o culpado de tudo o que correu mal este ano. Eis 10 factores atenuantes:


1- É mais difícil sem o gajo que marcava os golos

Lembram-se do Falcao? Pois, o tipo que marcava aqueles golos todos. Não foi culpa do VP que ele se tenha ido embora, e que a táctica do "despeja a bola para a área e o 9 resolve" tenha deixado de funcionar quando o 9 passou a ser o Kleber (não é avançado) e o Walter (é gordo  e preguiçoso).

2- É mais difícil sem o outro gajo que marcava os golos

Lembram-se do Hulk? Pois, ainda lá está. Mas já não é tão incrível. Nos primeiros 20 ou 30 jogos de 2010/11, o homem andava imparável. Na parte final da era AVB - antes ainda do VP - estava um pouco abaixo. 
Este ano, não está na mesma forma. Continua bom, às vezes mesmo muito bom, mas nunca mais recuperou aquele nível do  início da época passada, em que estava a jogar num patamar de "não-é-tão-bom-como-o-Messi-ou-o-Ronaldo-mas-pelo-menos-não-é-totalmente-ridículo-sugerir-que-está-a-esse-nível".

3- E ainda ficou sem o Freddy

Lembram-se do Guarin? Pois, esteve dois anos no Porto a secar no banco ou a jogar na taça contra o Sertanense. Depois com o AVB passou a fazer coisas assim. Parecia o Zidane, e depois este ano voltou à mediocridade, excepto quando ficou lesionado.

4- Só deram tralha ao VP

Kléber... É novo, pode evoluir, mas para avançado do FCP?
Djalma... É esforçado, trabalhador, mas para avançado do FCP?
Alex Sandro... Eh pá, sabiam que este tipo custou oito milhões de euros?

5- Quando não lhe deram tralha, veio tarde

O Mangala e o Defour chegaram já com a época em andamento. O Danilo já em janeiro (e logo a seguir ficou inválido). O Lucho e o Janko chegaram há quê, quinze dias?

6- Perder as taças foi chato, mas acontece

Sim, aquele jogo com a Académica foi ridículo, mas todas as equipas têm um jogo em que tudo lhes corre mal, e em competições a eliminar a um jogo as coisas às vezes são assim. 
Já na taça da ex-cerveja e ex-apostas online, a competição mais inútil e incompreensível de toda a Europa, foi um bocado de azar - o jogo podia de facto ter caído para qualquer lado, o FCP foi roubado, e um regulamento perfeitamente imbecil obrigou o FCP a jogar uma meia-final a uma mão (!) no estádio do adversário por sorteio (!!).

7- Perder a Liga Europa foi chato, mas acontece

O City tem melhor equipa, e ao contrário do que aconteceu com os Sá Pintos não estava a dormir na forma. E o FCP estava por cima até sofrer aquele autogolo inexplicável do Álvaro - o tipo de coisas que parece que Zeus está a dizer "odeio-te", que ao AVB nunca aconteciam mas ao VP parecem ocorrer com frequência sem que seja necessariamente culpa dele.


8-Perder a Champions foi chato, mas acontece.

Não, esperem, não há qualquer justificação para fazer um ponto em dois jogos com o APOEL, e um ponto em dois jogos com o Zenit. O APOEL? De Nicósia? Eh pá, nem que ganhem ao Real Madrid e sejam campeões europeus, não se admite fazer um ponto em dois jogos com uma equipa de Chipre. Oh VP, o APOEL? E o Zenit? Adiante, vamos fazer um novo ponto 8 com...

8- O campeonato não está a ser totalmente mau

Sim, a equipa não está a ser genial, longe disso. Mas ainda só perdeu um jogo. E a sete jornadas do fim, vai à frente.

9- A doença do "mais"

A ressaca de uma temporada em que se ganha tudo, tudo, tudo é terrível. Às vezes é mais difícil ser bicampeão que ser campeão.

Um senhor todo bem vestido escreveu com eloquência sobre a "doença do mais": numa equipa que ainda não é campeã todos têm fome de ganhar, todos estão dispostos a sofrer pelo bem comum. Numa equipa que já foi campeã, a fome é outra - todos querem mais bola, mais dinheiro, mais protagonismo.

 
10- Podia ser muito pior

A sério. Podia ser muito, muito pior.

24 comentários:

  1. Ok, dou-te as boas-vindas com alegria (tirando o facto de os outros ilustres cativos me irem dar cabo do outro joelho por não os ter consultado, mas tudo bem). Uma alegria extensiva à que senti ao ler o post, mesmo que...

    ... mesmo que ele não faça grande sentido. Couceiro, efetivamente, era pior. Octávio, já agora, era ainda pior. Mas não deviam ser esses as nossas referências. Este é o plantel mais caro da história do futebol português, e ninguém percebe porque é que ele está a ser orientado por um pateta nem por isso muito alegre. Ele tem realmente as atenuantes que referes (estou a referir-me aos pontos 1, 5 e 9, que me parecem os únicos válidos), mas em vez de as mitigar, potencia-as. Estamos a desperdiçar uma época (e jogadores) que poderia ser valiosa, e o futuro é totalmente imprevisível.

    Poderíamos ter contratado um treinador em tempo útil, como fizemos com Mourinho ao substituir Octávio, e ganhar ainda muita coisa. Desta forma, tenho um grande receio que vamos perder tudo. E 75% da tristeza vamos agradecê-la ao homem que chegou à cadeira de sonho exclusivamente por cunhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunto-me se sem a limpeza de balneário do Octávio o Mourinho tinha conseguido o que conseguiu.

      Eliminar
  2. Boa estreia. Concordo com muito do que foi escrito, um ponto que talvez tenha faltado foi o facto de VP ter sido atirado às feras após uma saída "repentina" de AVB e ter herdado um ano de vitórias incríveis. VP não é bom, mas não é mau, poderá melhorar, poderá estagnara, não sabemos. A ser campeão poderá ter outra oportunidade, não sendo campeão julgo que nunca saberemos se pode vir a ser melhor ou não.

    ResponderEliminar
  3. É por posts como estes que caminhamos para o abismo.
    O Freddy saiu porquê? Porque será que saiu?
    A equipa não joga nada, é uma vergonha.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo, agradecemos o comentário, mas parece-me um pouco exagerado. Por muita influência que o Café das Antas tenha (e tem porra, e tem!) ainda assim, os "posts" não terão grande influência no rendimento da equipa. Por muito que sejamos inverdadeiros (que não somos porra), julgo que o caminhar para o abismo não é da nossa responsabilidade. Mas certo, certo, é que vamos onde a equipa for, abismos, caves, buracos e outros etcs! Até porque rapidamente nos reerguemos à conquista de títulos! Bem haja!

    ResponderEliminar
  5. @Zero: Copo meio cheio, pá: este ano ou somos campeões ou vês-te livre do VP, dê por onde der a temporada vai-te acabar em beleza.

    @Filipe: Pois, totalmente de acordo, se calhar até é o factor fundamental: "talvez tenha faltado foi o facto de VP ter sido atirado às feras após uma saída "repentina" de AVB e ter herdado um ano de vitórias incríveis"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Semedo: man, colocar o despedimento do Vítor Pereira ao mesmo nível da satisfação de ganhar a liga é uma distorção total. Eu quero livrar-me do homem exatamente porque ele é um obstáculo (enorme) a ganhar campeonatos, nada me move contra ele pessoalmente e desejo-lhe muita sorte no futuro naquilo que ele escolher fazer (sugiro guarda de passagem de nível em Espinho).
      Se perdermos o campeonato a época não acaba em beleza, é o fiasco absoluto. E se o ganharmos, espero bem que VP vá na mesma ser observador técnico da seleção croata.

      Eliminar
  6. Bem-vindo a este humilde estabelecimento. E parabéns pela estreia (com direito a destaque no Porta 19 e tudo)! Eu gostei mais de te ler em cinco minutos do que ouvir o VP durante uma época inteira. Mas estou como o Filipe: enquanto estiver sentado naquele banco, é dos nossos. O nosso padrão de exigência é elevado, mas até nisso somos únicos: nivelamos por cima, com um sentido crítico construtivo. E que das nossas fraquezas desta época nasçam as forças da próxima.

    ResponderEliminar
  7. Por muito que queira concordar com o que aqui foi escrito não posso...

    1) E lembro-me que não fomos simplesmente eliminados na Taça de Portugal e LC e Liga Europa... em duas delas saímos goleados e na LC fomos humilhados em vários jogos (mesmo o que ganhamos na Ucrânia a defender com tudo dentro da nossa baliza e a ganharmos sem saber como... tipo Sporting com o MC).

    2) Eu já nem me lembro de um ano, em que ver o Porto me era tão indiferente... Se quero ver um jogo de futebol, não é no jogo do Porto... se quero ver táctica e boas movimentações... não é nos jogos do Porto... se quero ver um treinador que seja interventivo e mexa na equipa de forma correcta... não é o VP...

    3) Será que a culpa de o Fucile, Guarin, Varela e Bellushi não renderem é dos jogadores ou do treinador?

    4) O Iturbe tem 18 anos... o Vion tem 18 anos... tivemos grande parte da época com jogadores a arrastarem-se em campo, tipo Kleber... e não se experimentam os jovens porquê? Estão no clube para quê? Para serem usados pelos outros?

    5) O Porto tem uma fase de transição a roçar o ridiculo de tão lento que é... a culpa é dos jogadores? Não são os mesmos que o ano passado trocavam a bola com uma velocidade muito razoável no meio-campo até encontrarem um espaço para a meterem em profundidade?

    6) Ah e tal o Hulk não está na mesma foram que o ano passado... será que não está ou tem ordens para jogar de maneira diferente? Pelo que vejo das tomadas de decisões em campo é da 2ª.

    7) Ah e tal o Hulk marca menos golos que o ano passado... ver ponto 6.

    8) Só deram tralha ao VP... que eu saiba os juniores servem para alguma coisa... que eu saiba os jovens de 17/18 anos devem ser lançados na equipa principal com essa idade para se irem adaptando à pressão. Que eu saiba, Castro, Ukra, Diogo Viana, Kelvin, Iturbe, C. Atsu, Candeias, Helder Barbosa... não estão a jogar nem a ajudar, nem nunca tiveram essa oportunidade, na nossa equipa.

    9) O Plantel não é curto, como teimam em dizer, pois temos um segundo plantel de juniores para recorrer...

    10) Como se explica que um jovem com o potencial do Iturbe não jogue, não tenha sido emprestado, nem sequer jogue pelos Juniores? A culpa é minha por essa planificação, daqui a nada não?

    VP é um treinador muito fraco e bastante incompetente... Não sabe gerir Seres humanos (nem ao nível motivacional nem ao nível de avaliação de qualidades), não sabe gerir timing de evolução dos jovens, não sabe fazer substituições ou análise das alterações estratégico-tácticas no decorrer de um jogo (acertou numa no Estádio da luz e foi isso).

    A única coisa positiva que tem é a preparação do jogo e a pré-análise à equipa adversária, mas assim que o adversário muda o paradigma do jogo, acabou-se!

    VP, não é nem nunca foi um treinador para o FCP e se não mudarmos de treinador rapidamente, muito mais pessoas vão ficar um pouco mais longe do estádio. Eu estou a mais de 700Km de lá, e não vou gastar umas boa nota para ir ver jogos medíocres sem pinga de futebol que se veja (sim e já lá fui este ano ver o APOEL).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou a 5 min de metro, socio, pagantes e apos o segundo jogo disse: "acho que este ano nem la vou" já não falta muito para cumprir !!!!

      Eliminar
  8. Culpo a direcção pela época miserável (embora miserável para nós não seja ficar a 20 pontos do título mas sim lutar até ao fim).
    Não tenho dúvidas que VP com um Falcao na frente não só tinha ganho tranquilamente ao Zenit e Apoel (em casa pelo menos) como no campeonato estaria com uma vantagem bem maior, provavelmente já com uma mão no troféu.
    É muito bonito ser o AVB com adjuntos como VP e Pedro Emanuel, craques como Falcao, jogadores motivados pela perda do título, outra coisa é ser o VP com adjuntos como o Semedo, avançados como o Kléber e um meio-campo com 4 jogadores para 3 lugares durante meia época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou também tínhamos desvalorizado o Falcao.

      Eliminar
  9. João Gonçalves disse tudo, não diria melhor .

    ResponderEliminar
  10. Depois destes 10 atenuantes, acho que existe um que “deita” por terra tudo isto. O VP não controla o balneário, não existe liderança. Quando assim é, nada se pode fazer. Se ele vai ser corrido ? SIM ou melhor espero que sim. Acho um excelente numero 2 mas um péssimo numero 1.

    ResponderEliminar
  11. EU JA TOU PELOS CABELOS COM ESSE PSEUDO TREINADOR OU VCS N PERCEBEM K COM ELE AO LEME OS JOGADORES SIMPLESMENTE N RENDEM O K DEVEM RENDER, NEM VONTADE TEEM KANTO MAIS. PEREIRA É AMORFO, NAO TEM MAO DE LIDER, OS JOGADORES DEIXAM-SE ANDAR, NAO O RESPEITAM, K SAÍA E RAPIDAMENTE. SÓ NOS FALTA PERDER O CAMPEONATO PARA O DESASTRE TOTAL...

    ResponderEliminar
  12. Fui reencaminhado para este Café pelo dono do Porta19 e como esperava, percebe-se que é um estabelecimento com nível. Vou passar a ser cliente assíduo.

    Quanto ao VP, é bonzinho e teórico de mais. Falta-lhe carisma para pegar num plantel de mais de 100 M Euros. É como se me dessem a mim um F1 para as mãos - à segunda curva espetava-me. Princípio de Peter.

    O caso do Hulk tem relação directa com o caso Falcao (sem til por favor). Sem Falcao na equipa o Hulk passa a ser a nossa única ameaça séria e, por conseguinte, muito mais fácil de anular. Mais, quando Hulk joga com um jogador inteligente como o Falcao e depois se vê obrigado a jogar com o menino Kléber e com o Pinheiro Janko (de quem gosto imenso), o rendimento vai ser forçosamente outro.

    Só não entendo o porquê do Lucho a 10 ou segundo avançado (alguém me esplica?) quando tem tudo para fazer o que o Pirlo faz na Juventus.

    Por mim VP, campeão ou não, sai no fim da época. Obrigadinho e tudo, mas "our bad", toma lá a indemenização, cada um segue a sua vidinha.

    Venha o Mingos ou o Jardim.

    ResponderEliminar
  13. @BP: De acordo. E em relação ao VP, acho que mesmo quando já não estiver no banco continuará a ser dos nossos; competente ou não, o homem parece-me sentir o clube a sério.

    @Joao Goncalves: em relação à Champions, estamos em sintonia, foi mesmo uma vergonha e aí não há desculpas. A parte da gestão e da forma dos jogadores... isso é que não sei mesmo quando é que de facto é culpa do VP.

    @Luchugo: Sim, Falcao!!! É o que dá escrever num word que faz correcção automática! De resto...

    " VP, campeão ou não, sai no fim da época"

    ...concordo . Também lá preferia o Dominguinhos ou o Jardim.

    ResponderEliminar
  14. Um post completamente disparatado.

    1- A importancia de Falcao nao se quantificava apenas nos golos que fazia, ms nos espaços que abria para outros jogadores.

    2- O número exorbitante de golos do Hulk advinha dos espaços abertos por Falcao.

    3- dizes q vp nao é assim tao mau mas depois atribuis o abaixamento de forma do guarin ao VP.

    4- Alex Sandro é mt jogador, Djalma tem vindo a ser uma surpresa.

    5- Se quiseres falar de tralha fala do JANKO e do Defour que só sabe fazer passes para trás e para o lado.

    6- pq é q a taça da liga é ridicula? no entanto, concordo com a parte em q dizes com ser apenas a uma mao.

    7- aqui estou de acordo.

    8- de acordo.

    9- de acordo, mt de acordo.

    10- discordo. vejo capacidade de liderança e gestao q n vejo em Vp.

    Zezé, portista convicto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande parte dos golos do Hulk foram quando o Falcao estava lesionado.
      P.S. Luchugo, entre Falcão e esplica...

      Eliminar
  15. O VP não vale nada, bom é aquele do Braga, que até levou a equipa à final da taça da liga...espera parece que o Braga foi eliminado em Barcelos, e até parece que não foi violentamente roubado como o VP em Barcelos...Então o melhor será trazer o Domingos que certamente é bem melhor do que o VP, então a equipa que ele treinou não ia à frente do Porto? Espera parece que não, parece que só começou a ganhar quando ele saiu...realmente o VP não vale nada, ir à frente do campeonato só com um ponto de avanço, com uma equipa que até Dezembro não tinha ponta-de-lança nem defesa direito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O libras Boas também foi fora na taça da liga, perdeu 1-2 com o Nacional.
      Não percebo o suficiente para saber se o Jardim é bom para o Porto mas que tem feito bom trabalho por onde tem passado, é inegável.

      Eliminar
  16. TOCA A BATER NO MESMO QUE UTOPIA IMPERA VOZES DE PORTISTAS NAO CHEGAM AO presidente

    ResponderEliminar
  17. Anónima, se me permitem.
    Estava na Porta 19 e aceitei passar aqui pelo café das antas, o cimbalino é bom, fico cliente se permitido fôr a senhoras, claro.

    Sou mulher, mãe, trabalhadora, dona de casa, portista, católica.
    Tenho muita fé no Sinhor por isso acredito, creio que no final da época se sentará á secretária, fará as contas, passa 20 cheques e..
    - bai filho, estás perdoado. foi bom? é que nunca mais tens este prazer. Agora vamos telefonar ao domingos que já debe estar cansado, penso eu de que tanto esperar. bai vitinho faz-te á bida, faz-te um homem carago.

    ...e para o ano é que vai ser!!!! com tanto jogador em leeenta adaptação, será o boom.

    Abraço portista.

    ResponderEliminar
  18. Excelente fundo.
    Uma ótima explanada com vista para o Dragão.
    Vim cá ter pela mão do fundador dos FCPorto Supporters, a quem agradeço.
    Vou adicionar aos favoritos. Entro pela porta 19, um dos grandes blogs da nossa praça, e venho tomar o meu cimbalino ao café da Antas com vista para o Dragão.

    ResponderEliminar