segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Do clássico

Deixo aqui o que escrevi no blogue FutLOL sobre o clássico. Não é propriamente um artigo dirigido para o público aqui da casa mas tem alguma coisa que poderá interessar. Já que isto anda muito parado, decidi apenas colocar o link e não escrever de raiz aqui no Café como tenho feito.

Do Clássico



Curiosos são estes tempos.

Comecemos pelo jogo. Clássico quentinho, renhido com um resultado que não choca. Isto será o que fica e é importante, mas não será o mais importante. Certo é que esta liga é mesmo jogada a dois, Benfica e Porto vão disputar o título. Até quando não se sabe bem, embora poder-se-á dizer que vai ser até ao fim ou próximo dele. Ou então, será disputado até um deles ceder, o que bem vistas as coisas, poderá acontecer mais cedo do que se espera, porque está visto que será emocionalmente que as coisas se vão decidir.

Uma coisa parece-me clara, o Porto é mais equipa que o Benfica. Isto não quer dizer muito, quer apenas dizer, que os dragões são mais coesos e melhores (calma) nestes jogos "a sério" do que o Benfica. a questão está, em que a Liga decide-se em muitos jogos, e nesse campo, continuo a dizer que me parece que o SLB é mais capaz de ganhar jogos do que o porto. Capaz pelo futebol que tem, que é um futebol mais de coração e de ataque desenfreado, ao contrário do Porto, que joga mais pensado, mas trabalhado. Não se exaltem já os que lêem apenas o que que querem ler. Acho que estou a ser claro: o Porto é melhor nestes jogos, mas poderá não ser melhor a longo prazo que é o que interessa nestas coisas. Veremos.

O que VP disse no fim do jogo está certíssimo: a arbitragem prejudicou o Porto e o Benfica jogou um futebol direto. Muitos indignaram-se, mas poucos pelas razões certas. Sobre a arbitragem era bom que houvesse boa fé e fazer aquele exercício complicado que é colocarmo-nos no lugar do adversário. Basta para isso, nos lances que VP identificou fazer de conta que os jogadores envolvidos tivessem as camisolas dos outros e então julgar os lances e conceber o que diria o Benfica se fosse ao contrário. este exercício é válido para todos os jogos, para todas as equipas. Tentarei fazer o mesmo, gostava que, falando neste jogo, os benfiquistas amigos do FutLOL fizessem o mesmo. Vá, experimentemos. E digo mais, esqueçamos os fora-de-jogo, fiquemos pelo lance do Matic e pelo lance do Maxi. Pronto, nada de mais, eram expulsão.
Dito isto viro-me para VP.

VP no que disse tem razão mas não me interessa. Primeiro porque o jogo na segunda parte foi desperdiçado pelo Porto. Mexeu mal e tarde e a posse de bola, ou o jogo apoiado de pouco serve se não se marcarem golos. Esse é o real problema de VP: demasiado fiel à sua ideia de jogo, aos seus planos, no fundo à arrogância do conhecimento, em detrimento do que realmente interessa em futebol: o resultado. VP tem valor, mas tem defeitos. Quando falava de Jesualdo eu dizia o mesmo. Perito na montagem de uma equipa e de um modelo de jogo mas incapaz de um exercício de criatividade quando o jogo assim o pede. e com isto chego às críticas de VP ao jogo do Benfica. Que tem ele com isso? Que lhe incomoda o jogo direto ou de segundas bolas no adversário? Que zanga é aquela? eu sei o que é. É o fato de ter funcionado. O Benfica acabou por ser menos arrogante no jogo, percebeu que o Porto estava melhor e adaptou-se, protegeu-se, e com um bocado de sorte até tinha ganho. VP pelos visto acha que o futebol é apenas o mérito pelo mérito, e não a luta, a esperteza e a adaptação em tempo real.
O Porto não ganha o jogo por várias razões mas nenhuma delas é falta de sorte.

Como portista foi isto que me interessou, fiquei contente porque foi demonstrado que o Porto não perdeu o que tem acumulado nas últimas décadas, uma forte experiência emocional para este tipo de embates e que quase sempre responde presente, mas fiquei desapontado com o fato de não ter sabido gerir duas vantagens e sobretudo, não ter havido coragem na segunda metade para espetar a faca num Benfica que estava com medo e a despachar bolas. Esperou-se em demasia, lançou-se um russo que está fisicamente de rastos (perde uma bola no lado esquerdo ofensivo, que para quem jogou à bola é sinal óbvio que ou está numa forma miserável ou está mesmo lesionado), esperou-se por uma expulsão que não veio e lançou-se um central no últimos minutos.

Mas bom, ainda falta muito e para o Porto o jogo é passado.

Mangala tem feito grandes jogos, ontem deu mais nas vistas mas tem sido assim.


2 comentários:

  1. disclaimer: detesto intelectuais da bola!
    agora que já o disse, vamos ao que interessa, e que falta escrever no artigo, e não se iniba na resposta):
    1) o VP não fez o que devia? e o que era que devia ter feito? quem era o jogador para a estocada ?
    2) gerir vantagens ?... era bom gerir vantagens aos 30 minutos, como o jogo estava?.... mas é mau gerir o empate aos 70 ?
    3) o porto tem mais equipe, mas vai ganhar menos jogos? ... não entendi a lógica, mas deve estar correta! Deve ser isso exatamente, tipo: - Vocês entendem o que quero dizer....

    ResponderEliminar
  2. Cara Rainha, não percebo bem o disclaimer, se me identifica como inteletual da bola então detesta-me e face a isso pouco posso fazer.

    Acho que era bom, pelo menos, aceitar que alguém tenha uma opinião diferente.

    1) Acho que VP mexeu mal e tarde na equipa, está lá escrito. acho que o Porto esteve por cima até aos 60 minutos e acho que se mexssee mais cedo refrescando o meio-campo o Porto teria mais hipóteses. Acho que se notou que apesar de estar por cima que as pernas estavam a acabar, o que é normal. Jogadores para estocada de fato concordo que não havia muitos, aliás tenho escrito (isto de ser inteletual da bola...) que o banco do Porto me parece curto. Mas ainda assim VP tinha opções: face ao esforço de Varela um Kelvin ou o Izmaylov poderiam ter entrado, e face ao desgaste de Lucho a subida de alexsandro não foi mal pensada, apenas tardia, não se resolve nada aos 88 minutos.
    2)Ou a rainha leu depressa demais ou não percebeu algo evidente: o Porto esteve em vantagem duas vezes e em menos de dois minutos consentiu o empate. Isso é mau, ou não? Aliás, nem é normal. acontece claro, é futebol, mas apenas apontei uma anormalidade, nem culpo o VP disso, trata-se de algo em que os jogadores não estiveram bem como equipa, acontece, mas não devia, acho eu. Não é preciso a indignação da Rainha perante um fato.
    3) se ler com atenção percebe. Na minha opinião o Porto é melhor equipa neste tipo de jogos, a experiência e o hábito de vencer dão estofo e qualidade à equipa para estes desafios importantes, mas, e volto a frisar que é a minha opinião, o futebol do Benfica é capaz de ter mais sucesso nos jogos frente aos ditos pequenos. Não há aqui nada de outro mundo nem que justifique tamanho sarcasmo.

    Cumprimentos

    Filipe

    ResponderEliminar