segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Da responsabilidade


Do saudoso Bobby Robson eu relembro sempre um episódio: o Porto empatou frente ao Estrela da Amadora e no fim perguntaram-lhe se tinha perdido pontos ou ganho. A resposta naquele português britânico foi: "Esperemos pelo que vai fazer o nosso rival". O rival era o Sporting nessa altura... e o clube de Alvalade perdeu.
Isto serve para lembrar que o empate horas antes do Benfica não queria dizer nada.
Mas bom, julgo que, da mesma forma que os defensores acérrimos de VP aparecessem a cada vitória, os bota-abaixo desde a primeira hora não perdoam deslize algum da equipa, mesmo quando o deslize, se formos frios na análise, pouco advém do treinador. Na minha opinião foi o caso ontem.
O Porto jogou mais do que o suficiente para vencer, não foi nem de perto uma exibição confrangedora como no início do ano, e é garantido que em 10 jogos daqueles o Porto venceria 9 e empataria 1... pena é que foi o de ontem. Dito isto, não estamos aqui para analisar possibilidades mas antes resultados e o Porto perdeu uma oportunidade de se isolar. Mas é certo, que mesmo Mourinho não marca penáltis nem finaliza as jogadas de ataque.
Esta é a minha opinião, eu que nem sou adepto de VP em especial, mas que também não acho que ontem o homem teve responsabilidade no empate. Isto dos treinadores o adepto, já o escrevi, joga com os resultados e a dinâmica e as simpatias e o acordar bem ou mal disposto. as críticas a fazer a VP devem ser feitas, os elogios devem ser dados e siga a procissão. A mim parece-me exagerado condenar o homem como me parece exagerado dizer-se que é um treinador de topo. Vamos vendo, vamos indo e, sobretudo, vamos apreciando.


Ontem o Porto cometeu um ou outro erro defensivo, criou oportunidades de sobra para ganhar e acabou por empatar.
Individualmente houve jogadores que não estiveram tão bem, houve outros que estiveram até bastante bem.
Foram dois pontos perdidos sim, mas se alguém pensava, sobretudo os defensores, que até ao fim ia ser um passeio, desenganem-se, tal como os detractores se desenganem se pensam que esta equipa não está bem e pode aspirar a coisas boas, porque pode.
Eu percebo a exigência e percebo a angústia de alguns, mas o Porto não nasceu ontem, tivemos anos bem piores, anos bem melhores, o certo é que nas últimas décadas os anos foram de bons para cima. As excepções existiram e é normal, que isto é um jogo e jogam outros, que por muito que nos custe, têm armas de valor.
Ressalvo: não sou um grande adepto de VP mas o empate de ontem, na minha opinião, não é resultado de VP. Espero ter-me explicado, porque é óbvio que no geral a responsabilidade é sempre de um treinador, mas não se escreve num blogue ou em qualquer outro sítio para dizer generalidades, acho eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário